Jacarandás Azuis e as águas do Cerrado
Na semana que vem estarei bem fora do meu cantinho. Estarei participando da PHENO2025, em São Pedro, a primeira conferência do Sul Global de fenologia.
Se esse nome é tão novidade para você quanto era pra mim até pouco tempo atrás, vou tentar explicar: a fenologia é um campo nascente dentro da ecologia que se dedica a estudar eventos naturais recorrentes e cíclicos na vida de plantas e animais – e como eles se relacionam com condições climáticas.
Aves que migram e quando migram, árvores que florescem e quando florescem, ou seja, todo tipo de evento natural cíclico que pode potencialmente ser atrasado, adiantado ou de outra forma afetado pelas mudanças climáticas. Entendo que difere do que já se faz na Biologia por ter um olhar ecossistêmico, tentando olhar o todo em vez de apenas uma espécie.
Esse campo de estudo chegou até mim através das professoras Michelle Bastian e Larissa Pschetz, da Universidade de Edimburgo, com quem estou colaborando (junto da minha orientadora Doris Kosminsky) em um projeto para visualizar dados de observações de Jacarandás Azuis.
O projeto, ainda inicial, tem o tom da divulgação científica e pretende tanto apresentar o campo da fenologia e suas relações com a ciência cidadã (uma vez que boa parte das observações fenológicas derivam de cientistas-cidadãos interessados), quanto constatar por meio de visualizações de que formas os eventos cíclicos dos Jacarandás Azuis são afetados pelas mudanças climáticas. Faz parte também de uma pesquisa maior sobre temporalidade.
Isso tudo é bem novo pra mim. Minha formação é no jornalismo e no design. Pesquiso mudanças climáticas pela ótica dos dados e a ecologia pela perspectiva das humanidades, mas minha área é bastante distante das ciências biológicas e dos seus métodos. Estarei lá principalmente pra escutar e aprender com os pesquisadores, e pra entender o olhar dessas ciências para um objeto de estudo bastante novo pra mim.
Nesse meio tempo, tenho visitado um jacarandá grandão da Aclimação e fotografado ele sempre que saio pra correr:
Espero te entender melhor (´,,•ω•,,)♡
Novas boas novas
WEBINAR: TEMPO E CRÍTICA NA VISUALIZAÇÃO Na segunda-feira que vem, às 19h, irei participar do webinário “Tempo, Modularidade e Crítica na Visualização da Informação”, organizado pelo Grupo de Interesse Especial em Visualização da Informação (gie.InfoVis), do qual faço parte, e pela Sociedade Brasileira de Design de Informação (SBDI).
Teremos uma apresentação da minha amiga Gabi Momberg, falando sobre a pesquisa dela em modularidade nas visualizações artísticas, e em seguida vou apresentar um pouco da pesquisa que tenho conduzido com Doris Kosminsky sobre visualização, crítica e tempo. O material dessa apresentação parte de um capítulo de livro que escrevemos juntos e que será publicado ano que vem. O evento é de graça e será transmitido no YouTube aqui nesse link.
ÁGUAS DO CERRADO Foi publicado um projeto em que passei boa parte do ano passado trabalhando: o especial Cerrado, o elo sagrado das águas do Brasil, produzido pela Ambiental Media em parceria com o Instituto Cerrados. Foi um trabalho de meses ao lado do meu intrépido conspirador e desenvolvedor-infografista Ariel Tonglet em que usamos um pouco de tudo para apresentar esses dados alarmantes sobre a diminuição da vazão das águas do bioma que abriga um grande número de nascentes de rios do Brasil: tem mapas, ilustrações, gráficos, interativos, motion graphics, Mapbox, Flourish, QGIS, e outros trique-triques. Deu um trabalhão, mas acho que o resultado ficou bem legal com contribuições de muitas mãos.
A GRANA DAS BIG TECHS É muita. Junto do Sérgio Spagnuolo, produzimos lá no Núcleo uma visualização para tentar dimensionar (sem medo de exageros) o tamanho colossal do faturamento das empresas do setor de tecnologia (maior do que o PIB de muitos países). Fiz também uma versão em vídeo que, particularmente, gostei bastante. Fora isso, o Núcleo tem denunciado o uso do Veo3 para conteúdos racistas no TikTok, os chatbots bizarramente sexuais recomendados abertamente pelo Instagram, entre outras barbaridades. Acompanhe nossa cobertura.
ISENÇÕES PARA O AGRO E MAIS Sumaúma segue reportando sobre as questões urgentes para as lutas dos povos da floresta. Colaborei com elas produzindo mapas e gráficos para algumas reportagens denunciando, por exemplo:
- os planos (paralisados pela Justiça após a reportagem) do governo de explodir o Pedral do Lourenção, um polo de biodiversidade e santuário de Ribeirinhos;
- a luta dos Ribeirinhos da Serra do Uxituba que perderam o acesso ao rio Amazonas para a mineradora Alcoa explorar bauxita na região;
- as ultrajantes isenções fiscais concedidas a fazendeiros da soja, gado e ao uso de agrotóxicos;
- os impactos da hidrelétrica de Belo Monte sobre a vida marinha e a pesca no Xingu.
CTRL+FAKE O Aos Fatos está completando 10 anos de jornalismo comprometido com a checagem de fatos e está trabalhando na série documental “Ctrl+Fake”, que pretende realizar um balanço da desinformação na última década. Fiz a animação da vinheta de abertura e encerramento de cada capítulo, que aparece um pouquinho aqui nesse teaser. É uma produção feita pela própria equipe talentosa de vídeo e de conteúdo do veículo, vale acompanhar.
ENSAIO ABERTO Sábado que vem, dia 2, iremos fazer um ensaio aberto no nosso amado Jam Spot Studio, na Vila Mariana, tocando algumas prévias de músicas que estarão no próximo disco do Nó. É R$ 25 pra entrar e passar uma tarde legal com a gente fazendo um som. Infos aqui.
O melhor que a web pode oferecer: links preciosos coletados só para você
The radical 1960s schools experiment that created a whole new alphabet – and left thousands of children unable to spell / Emma Loffhagen (The Guardian)
How big tech is force-feeding us AI / Brian Merchant (Blood in the machine)
This is your priest on drugs / Michael Pollan (The New Yorker)
The Internet Used to Be a Place / Sarah Davis Barker
Graphic Design is the Real Winner of Mario Kart World / Elliotisacoolguy
At Least There Are Trees / vlogbrothers
Can a 747 Actually Land in GTA5? / anyaustin
–
Por hoje é só!
Rodolfo
Publicado em 25/7/2025