Escrevi, narrei, animei e me diverti muito produzindo esse vídeo curtinho pra nova campanha do programa de membros do Núcleo, veículo com o qual colaboro proximamente desde 2020.
Trabalhar nisso me fez pensar bastante na minha relação com a internet e como ela mudou ao longo dos anos. Cresci acessando fóruns online, trocando tutoriais de photoshop e dicas de HTML para customizar meu blog. Foram milhares de horas online entrando nos buracos aos quais minha curiosidade me levava. Por mais que sempre tenha havido risco pra uma criança sem supervisão, parece que ali no começo dos anos 2000 não havia tanto em jogo. Ou melhor: que ainda era possível moldar esse espaço para melhor acomodar cada um. Eu não conseguia tirar o olho do computador.
Hoje, pra mim, estar online nessa web ultracentralizada em que estamos parece algo a ser evitado ou mitigado. É redução de danos. Visitamos diariamente os mesmos quatro ou cinco espaços caóticos controlados pelas mesmas duas ou três empresas, procurando nossos amigos ou nossos interesses em meio a uma enxurrada algorítmica de bets, golpes, conteúdo extremista, violência online, trabalhadores digitais precarizados, baits e mais e mais sofrimento e miséria. Parece que os espaços que eram verdadeiramente nossos minguaram e fomos todos morar de aluguel no hall de entrada de um edifício corporativo caidíssimo.
Claro que a internet não é só isso. Sigo aprendendo todo dia com estranhos online e me conectando com pessoas que já me trouxeram algumas das melhores coisas que tenho na vida. Mas é impossível não sentir que algo importante mudou.
É gratificante, então, não só que exista um espaço como a comunidade do Núcleo, mas poder trabalhar junto a um veículo com uma missão bacana como essa de construir uma internet melhor. A ideia desse vídeo não é ser saudosista ou nostálgico (apesar de que nostalgia vende e precisamos de apoiadores), mas sim olhar para o que a internet já foi, reconhecer as pontes que se perderam, e imaginar novas formas de tomar esse espaço de volta — ou então criar o nosso.
Moral da história: apoie o Núcleo! Mas não só. Apoie também outros veículos independentes, blogs e comunidades online feitas por gente de carne e osso ✌️
Publicado em 9/9/2024