Projetos Mastodon Arquivo do blog Busca RSS

Oi! Esse é um resuminho descompromissado do que fiz, vi e pensei no mês de agosto. Para acompanhar os próximos se inscreva nesse blog pelo feed de RSS. No futuro quero usar algum serviço de RSS-to-newsletter pra enviar isso aqui diretamente por email, mas até eu abrir o bolso pra pagar o Buttondown ficamos assim mesmo ✌️

Medições de carbono, tutoriais de After Effects, Baldur’s Gate

Como medir as emissões de carbono da Amazônia

Quem acompanha a pauta do clima já ouviu falar muito sobre o risco de que a Amazônia passe a emitir mais carbono do que é capaz de absorver. Como é possível constatar esse tipo de coisa?

A Sumaúma publicou uma reportagem massa com a Luciana Gatti, uma cientista que tem um trabalho importantíssimo com medições de carbono na região amazônica. Saiu até uma matéria legal com ela no Fantástico mostrando a logística e o método de coleta da equipe dela no LaGEE (Laboratório de Gases de Efeito Estufa).

Para a matéria da Sumaúma fiz um pequeno infográfico ilustrado pra explicar como essas coletas são feitas usando aviões para colher frascos com amostras de ar. Fiz também alguns gráficos mais abstratos e um mapa animado a partir dos dados do estudo dela, confere lá.

Infográfico que produzi para a Sumaúma

Aprender a ensinar visualização de dados

Nesse mês o grupo de pesquisadores do LabVis-UFRJ (do qual faço parte) fez uma leitura e discussão de um artigo muito bacana que acho que pode ser útil pra expandir nossa compreensão do ensino de visualização de dados (formal ou não-formal).

É o artigo “A Constructionist Approach to Teaching Information Visualization”, da Catherine D’Ignazio e do Rahul Bhargava. Nele, os pesquisadores chamam atenção pro fato de que a visualização de dados como disciplina tem ganhado muita atenção em diversas esferas profissionais e acadêmicas e que, junto disso, surgem várias questões sobre como abordar essa tecnologia em um ambiente educacional.

Os autores sugerem alguns caminhos para esse ensino que primam por uma abordagem construcionista, como por exemplo: aprendizado baseado em projetos; o aprendizado hands-on por meio do corpo; o aprendizado entre pares, etc. Muito da discussão de pedagogia me escapa, não é minha área, mas acho bacana ver esse tipo de cuidado especificamente para a visualização, recomendo a leitura.

Como dar vida ao seu motion com turbulent displacement

Não podia recomendar mais aquele que é o melhor canal sobre motion design, animação e After Effects do YouTube, o canal do Ben Marriott. Uso os tutoriais e dicas dele constantemente e nesse mês não foi diferente: trabalhei com um cliente em um projeto que ainda vai ser lançado e que envolvia animar algumas ilustrações da Méuri com muita cor e textura. Era uma oportunidade perfeita de usar a técnica desse vídeo aqui, o turbulent displacement:

Com ele, você consegue dar muito mais movimento orgânico e fluidez pra uma animação baseada em vetor de maneira que ela quase não pareça vetorial. A cereja no bolo pra complementar é aplicar um efeito de posterize time, diminuindo o framerate da animação para 12 FPS. Aqui um pedacinho de como ficou meu resultado final nesse projeto:

Animação mostrando uma chave lindíssima fechando um cadeado

Amo.

Sou jurado do IIB Awards 2023!

Pois é! Eu mesmo nunca ganhei um Information Is Beautiful Award, mas estou honradíssimo de estar lá ajudando a avaliar projetos de visualização de dados do mundo todo (e são muitos). Vou ser jurado na etapa de longlist em uma categoria e na de shortlist. E não sou só eu, tem outros brasileiros por lá: minha colega de LabVis e Amplia Saúde, Julia Giannella e o Vinicius Sueiro também estarão. Vai Brasil! 🇧🇷

dissertação(v6_final_vale_este).pdf

Já disse isso duzentas vezes, mas agora até eu tô acreditando um pouco mais: estou na reta final da minha dissertação. O projeto prático que estou desenvolvendo na minha dissertação ainda precisa de um talento legal para rodar por aí, mas a dissertação já está perto dos finalmentes. Vou dizer só isso pra não me dar azar. Se tudo der certo no resumo do mês que vem já compartilho algo mais definitivo.

BALDUR’S GATE BALDUR’S GATE BALDUR’S GATE

Saiu o Baldur’s Gate 3, que é uma das melhores adaptações da experiência de jogar um TTRPG como D&D pra um videogame – e é só nisso que eu penso quando não tenho nenhuma obrigação diante de mim. Estou jogando duas campanhas, uma com um mago e outra com um paladino Oathbreaker. Única coisa prática que posso recomendar em relação ao jogo é também um canal do YouTube, o Fextralife, que tem os melhores guias pra decodificar esse jogo imenso e complexo.

Essa é a minha party (mantenha distância): CUIDADO

Quer trocar alguma ideia? Me manda um email!

Rodolfo
Agosto de 2023

Publicado em 31/8/2023




Deixe seu comentário (⌒▽⌒)☆!