Projetos Mastodon Arquivo do blog Busca RSS

Esse blog

Pode ser uma ideia meio estranha, mas parece certo pra mim. Ter um web log, um diário virtual, no amaldiçoado ano de 2021 parece ser o jeito de garantir nunca ser lido. Mas, no começo desse ano entrei num delírio um pouco nostálgico pela web 1.0 — fiquei preso no raciocínio (nada novo) de que sou refém de um punhado de 5 ou 6 domínios da internet, de que não tenho controle sobre o que leio, de que o aspecto social da Internet ficou social demais, e por aí vai. Gente muito mais inteligente1 do que eu já escreveu bastante sobre isso — e francamente o assunto já é entediante à essa altura. Ainda assim, não é de se menosprezar.

Desse incômodo veio um pacote de medidas, uma necessária reforma, pra chegar a uma relação mais construtiva com essa máquina que encaro 16h por dia. Inclui-se aí:

São coisas bem tímidas comparando com a vida de paranóicos digitais profissionais2 , mas já é inconveniência suficiente pra romper com a hiperconveniência já habitual e trazer mais intenção pra o consumo de conteúdo digital (espero).

Mas, esse blog não pretende ocupar exatamente o espaço que toda a web 2020 ocupa na minha vida. Ele está ligado ao meu site profissional (onde mostro o que já fiz pra arranjar trabalhos novos) e tem dois objetivos principais: compartilhar em mais detalhe projetos pessoais, ideias e experimentos em um ambiente menos zoneado do que um feed de Twitter e mais flexível do que um Medium, e servir como um diário de pesquisa e reflexões — vou falar mais sobre isso em outro post separado.

É isso. Não vou aqui produzir conteúdo, não prometo nenhuma frequência ou grade de publicação e nenhum formato de postagem — quem tiver o interesse e quiser acompanhar esse delírio, o feed de RSS desse blog está orgulhosamente em funcionamento (acho)3 .

Eu interagindo na web, como manda a regra


  1. Tipo a Jia Tolentino (óbvio) no primeiro ensaio de “Falso Espelho”: “The I In Internet”.↩︎

  2. Frequentadores do Roadsec, no geral.↩︎

  3. E porque tudo isso aqui é fruto de um delírio, esse blog está sendo escrito em Markdown e publicado usando Blot.im, o menor CMS que consegui encontrar.↩︎

Publicado em 28/2/2021




Deixe seu comentário (⌒▽⌒)☆!